RIO - O estudante Jadson de Lima Gomes, de 15 anos, sente a diferença que as aulas do Telecurso fizeram em sua vida desde os 12 anos, quando a mãe, Janaína Ramos, acordava-o cedo para verem juntos o programa. Moradores da Rocinha, comunidade pacificada da Zona Sul do Rio, mãe e filho decidiram estudar juntos. De lá até hoje, ela, que sequer tinha terminado o ensino médio, voltou a estudar e se formou. O jovem está no 9º ano do ensino fundamental e já sonha em fazer o curso de Direito:
— Agora minha mãe até está fazendo um cursinho de Inglês. E eu vou fazer Direito. Eu quero combater as injustiças — contou o menino.
Jadson é apenas um dos exemplos dos 35 anos do Telecurso, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), comemorados ontem em cerimônia no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, no Rio. O jovem faz parte do projeto Autonomia Carioca, uma das principais ações do Telecurso na cidade.
Em seu discurso, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, ressaltou que o Telecurso contribuiu para aprimorar a educação no país.
— O Telecurso não é um milagre, mas tem energia e magia que motiva os alunos. Um sistema que reúne todos os méritos. Um trabalho que tem ajudado a mudar a base da educação no Brasil — afirmou José Roberto Marinho.
Ele destacou a importância da democratização de oportunidades que contribuem para uma melhor qualidade de vida. E se emocionou ao lembrar do pai, Roberto Marinho:
— Meu pai deve estar satisfeito. A família vai dar continuidade. Somos empolgados com esse trabalho.
Marcaram presença o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os governadores Sérgio Cabral (Rio), Eduardo Campos (PE), Rosalba Ciarlini (RN) e Omar Aziz (AM), além de secretários estaduais e municipais de Educação.
A gerente-geral de Educação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães, entregou o livro “Incluir para transformar — Metodologia Telessala em cinco movimentos ” ao ministro Mercadante, que elogiou o Telecurso e anunciou parcerias com a Fundação Roberto Marinho. Entre elas, a implementação do projeto em 34 mil escolas de tempo integral para reforçar aulas de Matemática, Português e Ciências.
— São 35 anos mudando a educação brasileira. É um projeto inovador que trouxe uma nova tecnologia pedagógica — afirmou o ministro em discurso. Ele também ressaltou que pretende utilizar o Telecurso na formação de professores de educação infantil para as novas seis mil creches que o governo federal quer entregar até o fim do ano que vem.
Em uma cerimônia alegre, a atriz Roberta Rodrigues e o apresentador Zeca Camargo ouviram educadores, alunos e autoridades. Participaram ainda os atores Caio Blat, Antonio Fagundes e Zezé Motta.
Houve também exibição de alguns trechos de aulas com diversas atrizes e atores da Rede Globo que participaram do Telecurso ao longo desses 35 anos, entre eles Mario Lago.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/em-homenagem-ao-telecurso-ministro-anuncia-parcerias-para-tempo-integral-ensino-infantil-8519594.html#ixzz2Ui5SC3qa
FONTE: JORNAL EXTRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário