quarta-feira, 12 de junho de 2013

O conhecimento no mundo de hoje:




pessoas no telefone públicoA década de 90 trouxe a necessidade de repensar o sentido do conhecimento para o homem enquanto ser dinâmico e agente de transformação, diante das tendências mundiais rumo ao século XXI. Tornou-se imprescindível repensar as relações homem-conhecimento-mundo.

Verifica-se que o conhecimento é fundamental ao desenvolvimento humano.

Ontem, o homem era visto como um ser passivo capaz de aprender através de transferência do saber, onde ocupava papel de destaque a memorização, já que se julgava que o sujeito aprendia porque memorizava. E o professor, formado nesse esquema, reproduzia-o.

Hoje, sabe-se que o conhecimento se dá na relação sujeito-objeto-realidade, através da mediação do professor e de ação do educando sobre o objeto de estudo. Cada novo conhecimento, pois, surge a partir de outro anterior.

O conhecimento se constrói em três momentos básicos:

a) síncrese - visão fragmentada da realidade;

b) análise - percepção da parte como parte de um todo;

c) síntese - integração de conhecimento parciais num todo orgânico e lógico.

O conhecimento precisa ser crítico (busca o que é significativo), criativo (proporciona transformação) e duradouro (permite interferir na realidade, quando significativo e bem construído). O conhecimento tem sentido quando possibilita o compreender, o usufruir ou o transformar a realidade.

Dentro dessa concepção é que a Multieducação desloca o foco do currículo para a prática social e não mais para os programas em si e vê o educador como mediador na construção de conhecimento significativos para os alunos e não como um simples transmissor de informações a serem memorizadas pelos educandos.

Fonte: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/cime/CE15/CE15_001.html

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