O conhecimento no mundo de hoje:
Verifica-se que o conhecimento é fundamental ao desenvolvimento humano.
Ontem, o homem era visto como um ser passivo capaz de aprender através de transferência do saber, onde ocupava papel de destaque a memorização, já que se julgava que o sujeito aprendia porque memorizava. E o professor, formado nesse esquema, reproduzia-o.
Hoje, sabe-se que o conhecimento se dá na relação sujeito-objeto-realidade, através da mediação do professor e de ação do educando sobre o objeto de estudo. Cada novo conhecimento, pois, surge a partir de outro anterior.
O conhecimento se constrói em três momentos básicos:
a) síncrese - visão fragmentada da realidade;
b) análise - percepção da parte como parte de um todo;
c) síntese - integração de conhecimento parciais num todo orgânico e lógico.
O conhecimento precisa ser crítico (busca o que é significativo), criativo (proporciona transformação) e duradouro (permite interferir na realidade, quando significativo e bem construído). O conhecimento tem sentido quando possibilita o compreender, o usufruir ou o transformar a realidade.
Dentro dessa concepção é que a Multieducação desloca o foco do currículo para a prática social e não mais para os programas em si e vê o educador como mediador na construção de conhecimento significativos para os alunos e não como um simples transmissor de informações a serem memorizadas pelos educandos.
Fonte: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/cime/CE15/CE15_001.html
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